jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2017

Som alto

Carlos Henrique Rodrigues Nascimento, Advogado
há 5 meses

Não é incomum ouvir pessoas reclamando dos carros que passam na rua com o som tão alto que treme a casa toda ou do vizinho escuta músicas com um volume sonoro excessivo.

Alguns apreciam um barulho, outros não. É questão de gosto.

Todavia, é importante ter consciência de que, quando alguém aumenta demais o volume do som de forma que gera incômodo a terceiro, pratica, em determinados casos, contravenção penal. Isso porque a Lei de Contravencoes Penais estabelece que perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos pode resultar em pena de prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

Convivemos em sociedade e o direito de um termina onde começa o direito do outro. É importante ter isso em mente para que haja respeito entre todos e o convívio social seja pacífico e agradável.

Façamos, sim, o que gostamos, mas respeitando o direito alheio. Pois nada paga o sorriso do vizinho que, satisfeito com você, pela manhã, te diz, de coração, um lindo bom dia.

Um abraço.

Fique com Deus.

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens voz façam, fazei-lho também voz, porque esta é a lei e os profetas.” (Matheus 7.12)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)